No Dia Estadual de Combate ao Tabagismo a Paraíba tem mais de 450 mil fumantes


Neste sábado (14), das 7h30 às 11 h, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoverá diversas atividades em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Tabagismo, que transcorre no dia 15 de março. 

Serão oferecidos testes de espirometria (mede a função pulmonar); fagerstrom (avalia o grau de dependência à nicotina) e monoximetria (avalia a concentração de monóxido de carbono); exposição de peças anatômicas (pulmão); atividades físicas, escultura na areia, panfletagem, etc. 

As novidades da programação deste ano são a exposição dos pulmões (saudável e de fumante), com orientações de estudantes universitários, para mostrar como o cigarro provoca malefícios, e a escultura na areia, referente ao tema tabagismo, feita por Alcelino (Shampoo/tatuador).

Tratamento - Na Paraíba, existem 196 municípios com adesão ao Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, onde se pode buscar apoio para se livrar do vício provocado pela nicotina. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família (USF); Centros de Atenção Psicossocial (Caps); Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais); e Centros de Saúde. Em alguns casos, os pacientes abandonam o cigarro com menos de um mês de acompanhamento.

Relacionadas

Destaques 224283755691993602

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item