Bandeira vermelha: energia segue mais cara pelo sexto mês


A conta de luz continua mais cara em junho. Pelo sexto mês consecutivo, os consumidores paraibanos receberão a conta de energia elétrica com a bandeira vermelha, que acrescenta R$ 5,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) gastos. A determinação, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi adotada em função da escassez de água nos reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). Nos últimos 12 meses, a conta de luz acumula alta de 58,82% em todo o país. O aumento vem causando impactos em residências e estabelecimentos comerciais, principalmente supermercados. 

De acordo com o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), José Willame de Araújo, as contas de energia elétrica representam a segunda maior despesa dos supermercadistas, sendo que a primeira maior é a despesa com funcionários. 

Segundo José Willame, de 60% a 70% dos supermercados pagam menos em suas contas de energia por se enquadrar em uma categoria de alto consumo. Ainda assim, ele relatou que os reajustes, junto com a bandeira vermelha causaram muito impacto, e que em seu supermercado a conta chegou a praticamente dobrar. 

O gerente administrativo do supermercado BeMais, Gerson Silva, contou que o supermercado vem usando gerador próprio nos horários de pico, das 17h30 às 20h30, e também tem feito campanhas de conscientização com os funcionários para manter a economia de energia.

Relacionadas

Destaques 3947791608275519135

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item