"Caminhada pela Paz" movimenta população na Zona Sul; veja imagens

Manifestantes na Praça da Paz, nos Bancários (Fotos: Karla Noronha)
Na tarde deste sábado (27), moradores dos Bancários e bairros vizinhos se reuniram numa "Caminhada pela Paz" em manifestação contra o aumento da insegurança e violência praticados na região. O movimento que reuniu cerca de mil e duzentas pessoas também contou com a presença de lideranças políticas, comunitárias, e outros movimentos sociais como o Rotary Club Bancários, Instituto Vem Cuidar de Mim e o grupo Mães na Dor.


Segundo Jacqueline Provenzano, representante do grupo EJssauros da Paróquia Menino Jesus de Praga, idealizador do movimento, a manifestação foi motivada pelo sequestro e assassinato de duas mulheres na Praça da Paz na noite do último sábado (20). "A gente pede por paz, pede por segurança para toda comunidade, a gente montou essa marcha pedindo reformas, pedindo mais policiamento", contou Jacqueline.  


Segundo o coronel Carlos Sena, comandante do 5º BPM, o policiamento no evento foi feito de forma ostensiva. "Para o evento nós contamos com viaturas de várias modalidades, viaturas de trânsito BPtran, viaturas da Polícia Ambiental, Rotam, Força Tática e Radiopatrulhamento, em torno sessenta policiais só para este evento. Fora o policiamento que está na Perimetral garantindo a segurança da periferia para que não haja nenhum problema no bairro", explicou o coronel.


Para João Eduardo Melo do Instituto Vem Cuidar de Mim, a marcha alcançou seu objetivo e teve uma boa participação da comunidade. "Superou todas as nossas expectativas, a população entendeu o propósito do grito da paz e compareceu de forma ordeira, organizada e disposta a construir uma nova cultura da paz na nossa comunidade", disse.


O padre Marcondes, da Paróquia Menino Jesus de Praga, destacou a presença de entidades de várias religiões e credos unidos no objetivo do bem-estar social. "Com certeza, esses atos da sociedade civil devem ser marcados pelo ecumenismo, pois a violência não procura credo, ela se estende a todos, então ficamos muito felizes com a presença de outros pastores pois fortificou o movimento. Para nós, deu um caráter de comunidade, de homens e mulheres que lutam pela paz no mundo", exaltou o padre.

Rosana Santos

Relacionadas

Destaques 7400366848133550073

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item