Deputado quer exames periódicos para motoristas de transporte público


O deputado Ricardo Barbosa comunicou nesta quarta-feira (12), na sessão na Assembleia Legislativa, que estará viajando a São Paulo, onde se submeterá a uma cirurgia para a retirada de um câncer na próstata no próximo domingo. Ele voltou a afirmar que não vai tirar licença para tratamento de saúde e voltará ao trabalho logo que a equipe médica autorizar. Barbosa aproveitou a ocasião para tratar de assuntos de saúde – diabetes e exames obrigatórios para motoristas de transportes públicos. 

Motoristas 
Os profissionais que trabalham no transporte público de passageiros urbano, interurbano e complementar deverão ser avaliados a cada 12 meses nas seguintes especialidades: avaliação psicológica, fisioterapeuta, psicomotora, cardiovascular e clínica médica. Essa é a proposta do deputado estadual Ricardo Barbosa, apresentada em projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de exames preventivos para os motoristas daqueles transportes. 

De acordo com o PL, as empresas concessionárias de serviço de transporte urbano deverão implantar programa de saúde que atendam todos os profissionais que operam especificamente o sistema. O deputado preocupa-se com a fadiga no trabalho de quem lida com o transporte público. 

“Esses motoristas lidam diariamente com uma extenuante carga laboral e têm pouca ou quase nenhuma motivação para cuidar da saúde física e mental, o que facilita a ocorrência de acidentes. Já houve até casos de ataques cardíacos ao volante. Some-se a isso a insegurança nesse ambiente de trabalho, com assaltos e ameaças de morte, e o estresse do trânsito caótico”, comentou Barbosa. 

Relacionadas

Política 5270477618915039048

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item