Consumidor pagará até R$ 0,20 a mais por gasolina


O aumento nas refinarias do preço da gasolina em 6% e do óleo diesel em 4%, anunciado pela Petrobras nesta terça-feira, já deve ser sentido pelos consumidores nesta semana. De acordo com o presidente do Sincopetro (sindicado dos donos de postos de combustíveis de São Paulo), José Alberto Gouveia, o repasse ao consumidor é imediato. Segundo ele, os donos de postos já o notificaram que o preço do litro da gasolina vai aumentar de 17 a 20 centavos, e do diesel, em 10 centavos. Nas refinarias, o aumento começou a valer a partir desta quarta-feira. 

“Quem está recebendo o produto hoje, já está repassando”, disse Gouveia. Ele ainda se queixou de que o aumento pode prejudicar ainda mais o desempenho do setor. Segundo a categoria, a venda de combustível nos postos de São Paulo já caiu 15% de janeiro a agosto deste ano em relação a 2014. “E ainda vai aumentar a inflação, porque tudo roda no Brasil em cima de gasolina e diesel”, afirmou. 

Para Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), na bomba, o reajuste médio será de 3% para a gasolina e de 2% para o diesel. “Estamos falando de uma média nacional. Temos que entender que a margem de cada distribuidora é livre”, diz. Ele explica que, sendo assim, fica a critério de cada posto determinar a proporção do repasse, considerando que cada um possui diferentes despesas, como IPTU, aluguel etc.

Relacionadas

Destaques 5104079743491811104

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item