João Pessoa ocupa 5° lugar entre capitais que registram um assassinato a cada meia hora


Nesta quarta-feira (30), a mídia nacional ressaltou a 9ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, avaliando a violência nas capitais brasileiras e João Pessoa acabou se destacando de maneira negativa nesse ranking. A capital paraibana ficou em 5º lugar entre as cidades com maior número de mortes a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Fortaleza, Maceió, São Luiz e Natal. A cada meia hora, uma pessoa foi assassinada em capitais brasileiras no ano passado.

Vice-presidente do Fórum Brasileiro, Renato Sérgio de Lima diz que crimes são multifatoriais, mas que teorias recentes apontam que condições urbanas podem favorecer a prática de delitos. Nos locais em que a questão urbana está mal resolvida, diz o sociólogo, o Estado tem dificuldade de administrar conflitos. "Capitais têm um problema mais agudo, porque são os maiores municípios do país, têm grande adensamento urbano e ao mesmo tempo oferta de serviços públicos longe do ideal para a qualidade de vida", afirma. 

Em relação aos gastos por cidadão com segurança pública, Piauí, Mato Grosso e Paraíba estão entre os Estados cujo investimento caiu ou ficou próximo de zero. As capitais dos três Estados estão entre as dez que mais registraram assassinatos, proporcionalmente, em 2014.

Relacionadas

Destaques 8754179567918906934

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item