PMJP oferece curso gratuito de teatro no Ednaldo do Egypto para crianças e jovens


As aulas são oferecidas gratuitamente por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Divididos em duas turmas – uma para iniciantes e outra mais avançada-, os alunos se reúnem as quintas e sextas-feiras, respectivamente, para estudar a arte milenar, cujo dia comemorativo é 27 de março – Dia Mundial do Teatro.
O ator e coordenador do Ednaldo do Egypto, Hermano Queiroz, explicou que o curso é oferecido desde 2008 e já contou com a participação de uma média de 1.500 alunos. “A maioria dos nossos alunos é jovem, o que nos deixa muito feliz por saber que a arte cênica ainda continua conquistando a todos”, afirmou.
Segundo o professor Bento Júnior, que ministra as aulas no teatro Ednaldo do Egypto há mais de 10 anos, a arte não se limita apenas aos palcos, pois os alunos levam todos os ensinamentos para a própria vida. “O teatro ajuda em todos os aspectos. Estimula a ter mais disciplina e melhora a concentração do aluno, o que reflete no aumento do nível das notas em sala de aula. É influência positivamente na formação como cidadão, não apenas no desenvolvimento pessoal, mas também no convívio com o próximo, o que, por consequência, contribui para a melhoria da sociedade”, avaliou.
Aulas – Bento Júnior ainda explica que as aulas são dividas em duas turmas para otimizar o trabalho. Às quintas-feiras, os alunos iniciantes passam por todo o conhecimento teórico do teatro, desde origem, conceito, fundamentos do teatro no Brasil, para depois de todo embasamento cultural poderem partir para a parte prática.
Já a turma mais avançada se reúne as sextas-feiras. Esses alunos já passaram por todo conhecimento teórico, além de já terem experiência cênica, com algum tipo de participação em montagem ou peça.
Professor Bento Júnior ministra as aulas no teatro Ednaldo do Egypto em Manaíra
Ricardo Ferreira da Silva é aluno do curso há 4 anos e já se sente preparado para trabalhar na área, embora, para ele, isso ainda seja um sonho. “Além de estudar teatro também fiz no Ednaldo do Egypto o curso de dança moderna. O contato com o mundo das artes abriu meus horizontes. Queria muito sobreviver do teatro, mas ainda é muito difícil, sobretudo na Paraíba, mas vou seguindo em frente me capacitando. O teatro me fez melhorar em todos os aspectos, desde meu corpo, minha saúde até como ser humano”, revelou.
Inscrições – As matrículas, abertas anualmente, podem ser feitas no próprio teatro, localizado na  Avenida Maria Rosa, 284, Manaíra. “As vagas para 2016 já foram preenchidas, mas todo início de ano surgem novas vagas. Para fazer a inscrição o interessado deve estar regularmente matriculado na rede municipal, ter entre 10 e 18 anos de idade, levar a declaração da escola e autorização dos pais”, explicou Hermano Queiroz.


Relacionadas

Oportunidades 2597793726827059010

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item