JP tem mobilização pela preservação da falésia do Cabo Branco neste sábado (9)

Falésia do Cabo Branco
Acontece, a partir das 8h deste sábado (9), a 2ª Caminhada em Defesa da Barreira do Cabo Branco, em João Pessoa. A concentração será na Pracinha de Iemanjá, localizada após o último girador da Praia do Cabo Branco. A mobilização é organizada pelo Grupo Amigos da Barreira.
Um dos líderes da entidade, João Arlindo Corrêa Neto, lembra que a barreira, um dos principais cartões postais da cidade, está ameaçada pela erosão e lamenta os danos já causados.
“Do alto da barreira, a vista do Oceano Atlântico impressiona, mas nos últimos tempos a destruição tem roubado a atenção de quem visita a falésia do Cabo Branco, a poucos metros da Ponta do Seixas, localizada na 'beiradinha' do mapa do Brasil”, diz.
A erosão, conforme desta João Arlindo, ameaça o farol construído para simbolizar o ponto geográfico. A calçada cedeu e a área foi interditada. “Mais à frente, o mirante desapareceu”, ressalta o organizador, apontando que estudos mostram que a falésia já esteve dentro do mar e tem diminuído até dois metros por ano.
“Olhando de baixo, é possível entender a gravidade. O material que se desprende é muito frágil, despedaça na mão. Em alguns pontos, a base da barreira ficou mais estreita que o topo”, avalia ele, acrescentando que, no topo da falésia, há tráfego de veículos, que contribui de forma direta para desagregar o solo. Há falta de vegetação e presença de construções de engenharia, que também potencializam esse processo.

Relacionadas

Destaques 8027432942716933877

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item