Comércio deixa de abrir aos domingos antes do Dia das Mães e prevê poucas vendas

Rua da República - Centro de João Pessoa

A crise financeira, a redução de custos e a baixa procura por parte dos clientes fizeram com que boa parte das lojas de João Pessoa desistisse de abrir as portas nos domingos que antecedem a comemoração do Dia das Mães, no domingo (8). O cenário é tido com um dos piores dos últimos anos. A constatação foi feita pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojista de João Pessoa (CDL-JP), Eronaldo Maia.

De acordo com o presidente da CDL-JP, os empresários foram cautelosos e evitaram ter mais despesas do que lucro com a data, mesmo a venda do Dia das Mães, sendo considerada como a segunda maior para o comércio.

“É por conta da crise mesmo [lojas fechadas durante os domingos antes do Dia das Mães]. O pessoal foi cauteloso e evitou mais custos e mais despesas [com a abertura das lojas] já que o lucro não compensaria. Não houve motivação para abrir as lojas”, disse Eronaldo Maia.

Ainda segundo o presidente da CDL-JP, a expectativa do comércio é de que esse Dia das Mães venha a ser um dos piores para o setor nos últimos anos. “A gente tem a expectativa de vendas abaixo do que foram registradas no ano passado. Na mais otimista perspectiva imaginamos um empate”, disse.

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP), apenas 59% dos paraibanos pensam em presentear suas mães no domingo. A intenção de compras foi 7,36% menor do que a de 2015, sendo a pior já registrada desde 2006.

“Estes números podem ser atribuídos, em parte, à situação econômica atual do país, marcada pelo baixo crescimento econômico, aumento da taxa de desemprego e taxa de juros em patamares elevados que encarece o crédito ao consumidor que já se encontra restrito. Além disso, a alta da inflação e do nível de endividamento do consumidor influencia negativamente a intenção de compras dos consumidores”, afirmou o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros.

Relacionadas

Destaques 3931898614210788588

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item