Silmara Braz lança catálogo fotográfico "Canções Paraibanas Ilustradas" na Usina Cultural Energisa

Silmara Braz
A música paraibana sempre resistiu! Lutando contra uma indústria cultural forte, que massifica ritmos e os toca a exaustão, já é possível enxergar iniciativas, leis e projetos que garantem sua execução, muito embora seja necessário criar mais mecanismos que reforcem a idéia e garantam que nossa música seja tocada em toda a sua plenitude. 

Uma dessas idéias saiu da cabeça da fotografa e profissional de rádio e TV Silmara Braz! Ex-integrante de grupos musicais da cena local, quando ainda era adolescente, e fotografa, ela decidiu juntar suas duas paixões, a música e a fotografia, e criou o projeto “Canções Paraibanas ilustradas”, um catálogo onde essas duas artes se reúnem e se completam. “Já tinha essa idéia há muito tempo e só faltava uma forma de operacionalizá-las da melhor maneira possível, de forma profissional, foi quando escrevi a proposta no Fundo Municipal de Cultura e tive o projeto aprovado”, diz Silmara. 

O catálogo “Canções Paraibanas Ilustradas” apresenta duas músicas, “Amorério” de Adeildo Vieira e “Leve” de Patrícia Moreyra. As canções foram escolhidas por Silmara pelo simples fato de serem músicas com uma beleza impar, que marcam pela simplicidade e pela poética quase perfeita de seus versos. “É difícil explicar com palavras o que sinto quando escuto essas canções. Elas, além de atuais, tem um poder de nos fazer sentir tão bem que acho, conseguem cumprir seus objetivos enquanto arte em seu estado mais puro” define a fotografa, para em seguida completar: “São canções que falam com qualquer tipo de público”. 

De maneira prática o projeto apresenta as duas canções já citadas com fotografias que lhe completam os significados. “É a junção da música e da fotografia, e acho que é um projeto que vem preencher um pouco essa lacuna de propostas culturais que contemplem, num mesmo produto, mais de uma atividade artística, e acho que ficou legal, principalmente pela equipe que consegui montar para me ajudar nessa empreitada, que parece fácil mais foi um pouco trabalhosa”, finaliza Silmara Braz. 

O catálogo “Canções Paraibanas Ilustradas”, de Silmara Braz, foi contemplado no edital do Fundo Municipal de Cultura (FMC), de Prefeitura de João Pessoa e teve o apoio e produção cultural da empresa de Serviços Culturais (EMSERC). Tem prefácio do fotografo Ricardo Peixoto, ilustrações de Megaron Xavier e designer gráfico de Raoni Xavier. O lançamento será no dia 22 de maio, as 17:00 horas na Usina Cultural Energisa. 

Informações 
Silmara Braz: (83) 988374659 
Orlando Junior: (83) 987907108

Relacionadas

Agenda 8242069469557067373

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item