Detran oferece aulas de escrita e leitura para motoristas na Paraíba

Sede do Detran-PB
Motoristas que não conseguem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por terem dificuldade na escrita e leitura têm aulas gratuitas ofertadas pelo Departamento de de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) em várias cidades do estado. Segundo levantamento do Detran, desde 2011 cinco mil motoristas deixaram de renovar a carteira. 

Cerca de mil motoristas participaram do projeto desde o início de 2015 até junho de 2016, segundo dados do órgão. Eles conseguiram renovar a CNH após passarem pelo menos três meses participando das aulas. 

"O artigo 140, inciso 2, do Código de Trânsito Brasileiro, determina que para ser habilitado precisa saber ler e escrever. Ancorados nisso, fazemos o projeto", explicou a chefe da Divisão de educação do Detran, Abimadabe Vieira. 

Esse motoristas são encaminhados pelo oftalmologista para o projeto e têm lições do alfabeto e ainda uma reciclagem de educação de trânsito. "Eu comecei a estudar novamente, treinando devagar. Fazia tempo que não pegava em caderno e lápis, mas agora com esse projeto estou adquirindo a leitura de novo", disse o padeiro Rogério Marinho, de João Pessoa. 

O caminhoneiro Arlindo Rodrigues estudou até a quarta série e, quando foi renovar a carteira, foi reprovado. Ele passou pelo projeto e teve o documento renovado. "Eu fiquei muito alegre quando consegui. Daqui pra frente eu vou ter mais cuidado no trânsito", afirmou.

Relacionadas

Oportunidades 4339481454263340009

Anúncio

Anúncio

Curta!

Vídeo lançamento do Portal da Zona Sul

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Siga!

item